Phone: (87) 8832.4454  |  (87) 9138.2464

edson novo2

VEREADORES1

JRLOCACOES 27 05

VEREADORES5

tressertoes-21-11-14

VEREADORES6

NAIZNHO TENDTUDO

VEREADORES4

ceinaomotel

Banner Sertao Central 600x150px

radio

OUÇA AO VIVO

asabranca

    
     

izabela-06-07-17

izabela arquiteta 06 07 17

SECON-18-02-17

secon

paisemestres hercilios

FPSEGURANCA ok

modaintima-novo

gabymodas-LOJA

gaby anuncio galeria OK

Escola usa água de esgoto para fazer merenda no interior do Ceará 1Escola usa água de esgoto para fazer merenda no interior do Ceará 2

Com a estiagem, o reservatório que abastecia Sobral, no interior do Ceará, secou. Agora, a escola municipal está há três semanas usando água de esgoto para fazer a merenda.

O canal sujo é a única fonte de água de uma escola, em um pequeno distrito de Sobral, no interior do Ceará. São três semanas sem água na torneira. “Para os alunos beberem água mineral tem que comprar, que é mais ou menos R$ 10. Os alunos não têm como comprar água mineral. Vem para a escola, mas é para gente beber água limpa não suja”, reclama a estudante Gabriele Vasconcelos.

A água também é usada na merenda dos alunos. O vigia da escola enche baldes no canal e leva para cozinha. Para tirar um pouco da sujeira, a cozinheira Rosilene Pereira faz o que pode. “Eu coo a água no pano, depois eu coloco para ferver”, diz.

Mesmo assim, a água continua ruim mesmo para cozinhar e afeta, inclusive, o sabor da comida. “O sabor é muito ruim, de ferrugem, mas não tem jeito, nós não vamos passar fome”, afirma o estudante João Paulo Vasconcelos.

Como falta saneamento básico na comunidade onde fica a escola, o canal também é utilizado para o descarte de esgotos. “Tudo que desce é sujeira, é tudo. É gato, é cachorro. Bebe água, toma banho”, conta o vigilante Valter Gomes.

O DNOCS, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, é o responsável pelo canal e informou que a água é destinada à irrigação e criação de peixes. Segundo a companhia que gerencia os recursos hídricos do estado, a água que vai para o canal só é própria para o consumo humano após passar por tratamento.

Sobral está entre os 174 municípios do Ceará em situação de emergência por causa da seca. A reserva hídrica do estado está com apenas 23% da capacidade, e muitas fontes não estão em condições de atender a população.

“Todo mundo que olha vê que a água poluída. Pode cair doente, pode ir ao hospital. A gente fica preocupada como mãe, mas infelizmente é a que está tendo”, conta a dona de casa Benedita de Sousa.

A Secretaria de Educação de Sobral disse que estuda a possibilidade de abastecer a escola com caminhões-pipa, mas alegou que isso vai depender da disponibilidade dos caminhões.

 

Fonte: didigalvao

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Temos 1671 visitantes e Nenhum membro online

Contate-nos

Para anúncios, envio de notícias ou outras informações, contate-nos pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou clique >aqui<e retornaremos o mais breve possível.

Top of Page