Phone: (87) 8832.4454  |  (87) 9138.2464

edson novo2

VEREADORES1

JRLOCACOES 27 05

VEREADORES5

tressertoes-21-11-14

VEREADORES6

NAIZNHO TENDTUDO

VEREADORES4

ceinaomotel

Banner Sertao Central 600x150px

radio

OUÇA AO VIVO

asabranca

    
     

izabela-06-07-17

izabela arquiteta 06 07 17

SECON-18-02-17

secon

paisemestres hercilios

FPSEGURANCA ok

modaintima-novo

gabymodas-LOJA

gaby anuncio galeria OK

INS-RAIZES-MATERIA

O Instituto Cultural Raízes é uma Organização Não-governamental de caráter associativo, que desenvolve há mais de 5 anos, uma atuação intensa e permanente no município de Floresta-PE, cujo foco principal é o resgate e preservação das origens e tradições das comunidades remanescentes quilombolas e indígenas, como forma de conscientização e formação para a cidadania, através do trabalho sociocultural desenvolvido especialmente com crianças, adolescentes e jovens.

O trabalho consiste da realização de oficinas em diversas linguagens da arte como é o caso da dança, percussão (música), capoeira, artesanato e audiovisual, tendo como objetivo principal o estímulo à busca da identidade étnica e a construção de alternativas de geração de renda a partir da atividade cultural.

Outro enfoque de grande importância do trabalho realizado, é proporcionar às crianças, adolescentes e jovens uma ocupação do tempo livre de forma orientada, que os permite vivenciar as atividades culturais e também esportivas, estabelecendo uma alternativa à ociosidade e ao uso de drogas.

Todas as crianças, adolescentes e jovens são estimulados a frequentarem à escola, como uma das exigências para participar do projeto e, mensalmente são realizadas avaliações que medem o desempenho escolar, a vivência em comunidade e o desempenho no projeto. 

É um trabalho único e inovador em Floresta e região, que já recebeu em junho de 2014, através da lei Municipal nº 529/2014, o reconhecimento como Instituição de Utilidade Pública.

Além de atuar em apoio à Associações Quilombolas do município, o Instituto Raízes prioriza as ações no Bairro do Escondidinho (popularmente conhecido em Floresta como Bairro do Vulcão), onde se concentra muitos remanescentes quilombolas e, de onde provém a maior parte dos(as) participantes do Projeto Sociocultural.

Segundo afirmação do Diretor Presidente, Libânio Neto, o bairro hoje é o que apresenta menor índice de violência e de consumo de drogas entre adolescentes e jovens da cidade. "Conseguimos estabelecer uma convivência positiva entre os participantes e à comunidade local e, até mesmo com os não participantes, alterando a imagem negativa que havia em relação ao bairro e, proporcionando um ambiente melhor para se viver", afirma o Diretor.

Durante esses anos em que atua em Floresta e região, o Instituto Raízes tem buscado o resgate de várias tradições da cultura popular local e regional, ao exemplo da Dança do São Gonçalo, o Xaxado, o Forró Pé de Serra, a Capoeira, o Maculelê, o Caboclinho, o Coco de Roda, o Afoxé e o Maracatu de Baque Virado.

O Instituto Raízes desenvolve suas atividades através dos projetos elaborados pela Diretoria da entidade, onde são estabelecidas as prioridades de ações. Entre todos os projetos, os que mais se destacam são:

- Projeto Juventude e Cultura, iniciado em 2009 (em parceria com o Instituto da Juventude) e que tem como objetivo a realização de oficinas culturais com adolescentes e jovens e o incentivo à formação de grupos culturais;

- Projeto Identidade Cultural, iniciado em julho de 2010, tendo como objetivo principal o resgate e preservação das tradições das comunidades afro-brasileiras/quilombolas e indígenas. Deste projeto surgiram diversas outras ações como a realização de Encontros de Tradições Culturais em comunidades de Floresta, além do trabalho realizado com quilombolas de Floresta e indígenas da região;

- Projeto Afrobatuque, iniciado em 02 de setembro de 2011, cujo objetivo é a formação de grupos percussivos, a partir dos adolescentes e jovens mais destacados das oficinas realizadas pelo Instituto. Este projeto é o grande responsável pela criação dos grupos do Maracatu Afrobatuque e o Afoxé Filhos de N'Zambi, mantidos pelo Instituto.

A entidade mantém seu trabalho através de recursos de doações, parcerias e prestações de serviços, além da vendagem de camisas, livros, cd's e dvd's.

A Sede está localizada à Rua Elói Torres de Barros, 81, no bairro Escondidinho/Vulcão, com atendimento ao público das 09:00 às 13:00h e das 14:00 às 18:00h, onde os participantes do Projeto, podem realizar atividades recreativas, de formação (oficinas) e acesso orientado e grátis à internet.

O Instituto Raízes disponibiliza amplo acervo em livros, vídeos e áudios sobre cultura popular e principalmente sobre a cultura afro-brasileira e a cultura indígena, através de sua biblioteca.

Aos finais de semana, são realizados os ensaios e oficinas de Maracatu de Baque Virado e Afoxé, para o público em geral, com inscrições abertas na própria sede da entidade.

Unidades de ensino, professores e alunos, além das pessoas em geral que desejem adquirir material pedagógico, bem como convidar representantes do Instituto para a realização de palestras, seminários ou conferências, é só realizar o contato direto na sede (endereço acima) ou pelo telefone (87) 9927.9125 e falar com o Diretor Presidente, Libânio Neto, para proceder com a formulação da parceria.

CLIQUE AQUI para visitar o site do INSTITUTO RAIZES

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Temos 2102 visitantes e Nenhum membro online

Contate-nos

Para anúncios, envio de notícias ou outras informações, contate-nos pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou clique >aqui<e retornaremos o mais breve possível.

Top of Page