Phone: (87) 8832.4454  |  (87) 9138.2464

edson novo2

VEREADORES1

valerio 21 11 2014

VEREADORES2

tressertoes-21-11-14

VEREADORES3

NAIZNHO TENDTUDO

VEREADORES4

ceinaomotel

TeoBok2016

radio

OUÇA AO VIVO

asabranca

    
     

ASA-BRANCA-PROMOCAO-18-02-17

asa branca promocao maes

SECON-18-02-17

secon

paisemestres hercilios

FPSEGURANCA ok

modaintima-novo

gabymodas-LOJA

gaby anuncio galeria OK

Compesa amplia parceria com a ASA para coleta de óleo de cozinha

  • Categoria: Notícias
  • Publicado em Quinta, 23 Março 2017 14:29
  • Acessos: 4

DSC 0934

Após oito anos de trabalho em conjunto, a Compesa e a ASA Indústria e Comércio renovam a parceria para ampliar o programa de coleta seletiva e reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado. No Dia Mundial da Água, celebrado hoje (22), a companhia anunciou o aumento do número de lojas de atendimento ao cliente que contarão com postos de entrega voluntária de óleo, no ano de 2017. De 12 lojas, passará para 26 o total de unidades que disponibilizarão os coletores na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. A Compesa é a maior parceira multiplicadora do programa Mundo Limpo Vida Melhor que, desde 2008, já atuou em 47 municípios de Pernambuco, promoveu a educação socioambiental em 350 escolas e reciclou 5,5 milhões de litros de óleo, o que representa uma proteção ambiental de 100 bilhões de litros de água.

A participação da Compesa no programa foi responsável por sensibilizar 10 mil clientes da empresa que colaboraram com o recolhimento de 20 mil litros de óleo de fritura, nos últimos oito anos. Hoje, a entrega do óleo pode ser feita em 12 lojas de atendimento: Prazeres, Jangadinha, Olinda, Boa Viagem, Dois Irmãos, Encruzilhada, Camaragibe, Tamandaré, Porto de Galinhas, Cabo, Caruaru e Gravatá. O objetivo da companhia é disponibilizar coletores em todas as lojas da RMR, além das unidades de Belo Jardim, Caruaru e Gravatá - tendo em vista, a maior capilaridade de coleta da ASA nessas regiões.

A população pode depositar o óleo usado armazenado em garrafas, nos postos de entrega, que recebem periodicamente a coleta da ASA Indústria. Todo o resíduo recebido é reaproveitado e incorporado, como matéria graxa, na fabricação de sabão em barra. Cada litro de óleo que deixa de ser dispensado diretamente no ralo ou no vaso sanitário, evita que até 20 mil litros de água sejam contaminados. O óleo de fritura leva 14 anos para ser totalmente absorvido pela natureza. Os dados são do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O impacto negativo do descarte inadequado do resíduo na rede coletora de esgoto também é uma das grandes preocupações da Compesa. Os diferentes materiais lançados nas redes são aglutinados com o óleo de fritura oxidado, formando blocos rígidos, de difícil remoção. "Do ponto de vista das redes coletoras que a Compesa opera, esse trabalho significa evitar o desgaste dos equipamentos nas estações de tratamento, das bombas da estações elevatórias e das tubulações por onde passa o esgotamento sanitário. O óleo prejudica a rede, criando crostas, entupindo as tubulações e provocando obstruções, extravasamentos e refluxo de esgoto para o interior das residências", pontua o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos. Além do mau cheiro, a interrupção da passagem do esgoto pode atrair pragas causadoras de doenças, como leptospirose, cólera e hepatites.

A Compesa também atua com a ASA na promoção de atividades e ações de educação socioambiental nas escolas e comunidades. Hoje, existem 500 pontos de entrega voluntária implantados em estabelecimentos de ensino e comerciais, organizações privadas e governamentais. "Essa é uma ação muito fácil de participar porque qualquer pessoa em casa, ao fazer uma fritura, pode guardar o óleo em um recipiente, como uma garrafa PET, e levar para os pontos de coleta. Assim, a água deixa de ser contaminada pela mudança de comportamento da população. Esse é o grande incentivo para que as pessoas continuem a participar, pois ainda há muito óleo indo para a rede coletora", informa Flávia Moura, gerente de Qualidade, Desenvolvimento e Responsabilidade Socioambiental da ASA.

O programa Mundo Limpo Vida Melhor destina recursos financeiros, proporcional ao volume de óleo coletado, para a Fundação Alice Figueira de apoio ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

30A2409C 20AB 4CAA 96C9 2B3346230A21

Quem deseja estudar em um dos três cursos técnicos de nível médio oferecidos pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE  ainda tem uma chance para 2017.1. É que a instituição divulgou, nesta terça-feira (21), o edital do processo seletivo complementar com 21 vagas remanescentes distribuídas entre os cursos de Agropecuária, Edificações e Informática. As inscrições, gratuitas, terminam dia 26/03 e as aulas começam em maio.

De acordo com o edital, são 5 vagas para Técnico em Agropecuária, 4 para Edificações e 12 para Informática. Para inscrever-se é preciso acessar o site do IF Sertão-PE na opção Processo Seletivo 2017, preencher o cadastro com login e senha, escolher o curso, o grupo de concorrência, preencher os dados pessoais e confirmar a inscrição. Depois, basta acessar a página no dia 29/03 e conferir se o nome do candidato consta na relação de pedidos deferidos.

As provas do Processo Seletivo Complementar acontecerão dia 02 de abril, das 13h às 17h, e serão realizadas no próprio campus. Candidatos que precisem de atendimento especial na ocasião deverão informar até o dia 29 de março.

“Vulcão” aparece no Nordeste em Maranguape-CE, terra onde nasceu Chico Anísio

  • Categoria: Notícias
  • Publicado em Quinta, 23 Março 2017 14:16
  • Acessos: 2

not 15 20170322210455

Uma fonte de água fervente na Serra de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, chamou atenção dos moradores e autoridades. A causa do fenômeno ainda é desconhecida, mas já ficou conhecido nas redes sociais como o "minivulcão de Maranguape". Uma equipe de geólogos vai estudar o caso nesta quinta-feira (23).

De acordo com Sílvio Nunes, coordenador da Defesa Civil em Maranguape, foi constatada a existência de uma fonte jorrando água com temperatura elevada, fumaça e "odor alterado". Ainda não há informações se a água e fumaça exaladas são nocivas ou inócuas.

No vídeo que viralizou nas redes sociais, as pessoas especulam que o calor da vapor "é suficiente para cozinhar o ovo". 

Na tarde desta quinta, geólogos da Universidade Federal do Ceará vão visitar a região, em um sítio da Fundação Mata Atlântica, uma área de proteção ambiental, para identificar o fenômeno.

"Por enquanto, é difícil até especular do que se trata, porque apenas vimos alguns vídeos do caso. Se é um fenômeno natural ou antrópico [causados por intervenções humanas], só saberemos depois das análises no local", explica o professor de geologia Afonso Almeida, que fará parte da expedição de análise do "minivulcão".

5483 1
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, projeto de lei de 19 anos atrás que permite terceirização irrestrita em empresas privadas e no serviço público. O texto principal do projeto foi aprovado por 231 votos a 188. Entre os 20 deputados federais pernambucanos que estiveram na votação, 12 votaram a favor e oito se manifestaram contra o projeto. 
A proposta também amplia a permissão para contratação de trabalhadores temporários, dos atuais três meses para até nove meses - seis meses, renováveis por mais três.

 

Os deputados pernambucanos que votaram a favor do projeto foram:
André de Paula (PSD)
Agusto Coutinho (Solidariedade)
Carlos Cadoca (PDT)
Eduardo da Fonte (PP)
Fernando Monteiro (PP)
Guilherme Coelho (PSDB)
Jarbas Vasconcelos (PMDB)
Jorge Côrte Real (PTB)
Marinado Rosendo (PSB)
Pastor Eurico (PHS)
Ricardo Teobaldo (PTN)
Zeca Cavalcanti (PTB) 
Contra a aprovação da terceirização irrestrita ficaram:
Betinho Gomes (PSDB)
Creuza Pereira (PSB)
Daniel Coelho (PSDB)
Danilo Cabral (PSB)
Luciana Santos (PCdoB)
Severino Ninho (PSB)
Silvio Costa (PTdoB)
Wolney Queiroz (PDT)
Não estiveram presentes os deputados:
Adalberto Cavalcanti (PTB)
Gonzaga Patriota (PSB)
Tadeu Alencar (PSB)
João Fernando Coutinho (PSB)
Kaio Maniçoba (PMDB)
 
www.sertaocentral.com

Casa da Cultura de Salgueiro terá curso gratuito para confecção de flores

  • Categoria: Notícias
  • Publicado em Quinta, 23 Março 2017 14:06
  • Acessos: 3

Casa da Cultura de Salgueiro

A cidade de Salgueiro vai sediar, no período de 28 de março a 07 de abril, um curso para confecção de flores destinado às artesãs que desenvolvem ou queiram desenvolver essa atividade. O curso vai ensinar a técnica para confecção de flores em EVA e flores comestíveis para decoração de bolo.

Trata-se de uma ação que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Salgueiro, por intermédio da Secretaria de Cultura e Esporte, em parceria com a empresa JC Flores, do Rio de Janeiro. O curso, que se estenderá durante 9 dias úteis, será realizado na Casa da Cultura de Salgueiro, localizada à Rua Major Rufino de Sá, nº 60, centro da cidade.

O curso é totalmente gratuito e as inscrições já se encontram abertas por meio de uma página em rede social, localizada como JC Flores PR, diretamente com a empresa que promove esse trabalho em várias cidades do Brasil. Trata-se de um curso destinado a mulheres com idade a partir dos 18 anos, de acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Cultura e Esportes.

Além de oferecer as técnicas para confecção, segundo a nota, é um curso que pode proporcionar uma renda extra para as artesãs que queiram fazer flores artificiais e comestíveis – além de apliques em bolos decorativos, chinelos, roupas para bonecas e outros produtos.

Outras informações, além de inscrições online, podem ser feitas no endereço eletrônico através do link abaixo:

https://www.facebook.com/985085031622470/photos/a.985094424954864.1073741826.985085031622470/988076684656638/?type=3&theater

Conselho de defesa do meio ambiente, em Salgueiro, elege novos integrantes

  • Categoria: Notícias
  • Publicado em Quarta, 22 Março 2017 18:01
  • Acessos: 12

Imagem 01 PMS Conferência

Foram eleitos na manhã desta quarta-feira (22), na cidade de Salgueiro, os novos membros que vão integrar o Conselho Municipal do Meio Ambiente, composto por representantes de vários setores da sociedade, para atuar no acompanhamento dos projetos e da política ambiental do município.

A escolha aconteceu durante a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que aconteceu no auditório do Centro Voluntário Tecnológico (CVT), com a finalidade de traçar as estratégicas de uma gestão ambiental em sintonia com os projetos de desenvolvimento econômico.

A Prefeitura Municipal de Salgueiro organizou o encontro, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e contou a presença de autoridades e representantes de vários setores sociais – como estudantes, técnicos, profissionais liberais, vereadores e órgãos do Estado e do município.

A conferência cumpriu os objetivos que estavam propostos na pauta, segundo informou o Secretário de Planejamento do município, Geraldo Júnior. “Foi possível agregar vários segmentos sociais e ouvintes interessados na temática”, disse ele.

Imagem 02 PMS Conferência

“A partir da discussão, foi pontuada uma série de preocupações da comunidade em torno da gestão ambiental, e saímos do debate com um norte definido para os trabalhos que teremos pela frente, considerando importantes sugestões que foram elencadas pela própria população”.

Na escolha do novo Conselho Municipal, foram contemplados representantes de órgãos empresariais, entidades ambientalistas, órgãos de profissionais liberais, sindicato e da própria prefeitura. O próximo passo agora, de acordo com o secretário, será a definição de um calendário de reuniões ordinárias que deverá acontecer até o final do ano, podendo haver convocações de reuniões extraordinárias quando houver a necessidade de discutir temas específicos.

060317vaqueirama

Com intuito de manter o direito dos Estudantes que é resguardado por lei e tornar um evento tradicional na nossa Região, os organizadores da 1ª Edição da Vaqueirama Fest, informa aos Estudantes que estiverem com suas Carteiras em dias, que terão direito a meia entrada no evento, sendo assim os mesmos só deverão pagar metade do valor do ingresso, no ato da compra, apresentando a Carteira Estudantil.

O Estudante deve apresentar sua caterinha na bilheteria no dia 01 de Abril, data do evento para ter o então desconto.

A Primeira Vaqueirama Fest vai acontecer dia 01 dia Abril na Cidade de Salgueiro-PE com seguintes atrações: RANIERI, CÉSAR ADRIANO E BONDE DO NORDESTE.

Os ingressos do evento já estão sendo vendidos na Farmácia Santa Mônica, Mercearia do Rolando, Planeta Mix, Botequim Imperial, Onda do Som, Bet 24horas e Vendedores Autorizados.

Dom Malan/IMIP envia nota sobre situação de grávida de 16 anos que corre risco de morte

  • Categoria: Notícias
  • Publicado em Quarta, 22 Março 2017 16:29
  • Acessos: 12
PACIENTE HDM
A adolescente de 16 anos, Israiana Santos, moradora do Residencial Vivendas, zona leste de Petrolina está desde sábado, 18, no Hospital Dom Malam / IMIP sem se alimentar e correndo risco pois estaria até esta terça-feira, 21, sem encaminhamento para o parto, segundo nota enviada a nossa redação.
A nota diz ainda que ela deu entrada na unidade perdendo o liquido amniótico, desde então médicos e enfermeiras tentam induzir o parto normal, sendo que ela não tem dilatação. Isaraiana já está com sangue na urina sentindo muitas dores, conforme as informações e dizem que os médicos não querem fazer cesariana.
A assessoria de comunicação do HDM/Imip enviou nota ao Blog e diz que a paciente está sendo assistida. O comunicado nega que Israiana esteja perdendo líquido amniótico, com pressão arterial agora controlada, mas quando deu entrada na unidade sábado, estava com quadro de pressão gestacional alterada. Ainda nesta segunda, 29, foi realizada uma ultrassonografia que apontaram que a saúde do bebê está bem.
Diante do quadro de uma gravidez já de 40 semanas e por questão da pressão arterial, a nota aponta que a equipe de obstétrica do HDM resolveu induzir o parto, devido o risco de hipertensão. Como não houve evolução, a paciente foi encaminhada para a cesariana. O hospital informa ainda que a dieta zero só foi iniciada após a indicação do parto cesáreo, sendo esse o indicativo normal do procedimento.

Tubarão é capturado no rio São Francisco

  • Categoria: Notícias
  • Publicado em Quarta, 22 Março 2017 16:23
  • Acessos: 14

WhatsApp Image 2017 03 21 at 02.08.58 1

Na cidade de Brejo Grande, que margeia a foz do Rio São Francisco, no Estado de Sergipe, uma das provas inconteste que o rio está morrendo. Pescadores ligados a Colônia de Pesca Z 16, do Povoado Saramém, capturaram nessa  sexta-feira (17/03), um tubarão… Isso mesmo um tubarão nas águas do Velho Chico… Segundo informes o tubarão foi pego próximo da localidade conhecida como Canal da Parapuca.

Brejo Grande faz divisa com o município de Piaçabuçu, Litoral Norte de Alagoas

17079301
Localizada no coração do semiárido nordestino, a pernambucana Salgueiro foi há até pouco tempo um oásis no sertão, ilha de prosperidade na região mais pobre do país.
Atraídos por duas grandes obras de infraestrutura e milhares de empregos, a transposição do rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina, trabalhadores de todo o Nordeste chegaram a Salgueiro.
Hoje ambas estão paradas, com a maior parte dos canteiros abandonada e trechos já prontos se deteriorando sem proteção contra sol e chuva.
A cidade de 60 mil habitantes integra o braço inicial do eixo norte da transposição, que era de responsabilidade da empreiteira Mendes Júnior, considerada inidônea por irregularidades investigadas na Lava Jato e que abandonou a obra. O Ministério da Integração aguarda o desfecho de uma nova licitação para retomar as obras no trecho.
A posição estratégica -equidistante das principais capitais nordestinas e no cruzamento das BRs 232 e 116- foi determinante para que Salgueiro também abrigasse o principal canteiro da Transnordestina. Iniciada em 2006, na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, a ferrovia tem projetados 1.753 km, dos quais só 600 km estão concluídos.
Concebida para interligar os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) a regiões produtoras de grãos e minério no Piauí, a Transnordestina tem as obras paralisadas desde pelo menos o ano passado -há trechos parados há anos.
Embora esteja a cargo de uma empresa privada, a TLSA (Transnordestina Logística), subsidiária da CSN (Companha Siderúrgica Nacional), a obra sempre dependeu de aportes do governo federal.
Em janeiro passado, o TCU determinou a suspensão de repasses governamentais, apontando "alto risco de não conclusão" da ferrovia.
Em nota, a TLSA se disse "totalmente empenhada no planejamento da retomada das obras de construção da ferrovia assim que possível".
MOMENTO CRÍTICO
O ex-prefeito Marcones Libório (PSB), que administrou Salgueiro por dois mandatos (2009 a 2016) e presenciou o auge e a decadência da cidade, diz que a derrocada coincidiu com a crise econômica do país. "Se a região não tivesse se beneficiado com o período das obras, que atraiu outros investimentos no comércio e construção civil, estaria pior", afirma Libório.
Assim como moradores ouvidos pela reportagem, o político relata aumento no desemprego e na criminalidade e o agravante da seca, que já dura cinco anos. "Calcula-se que 80% do rebanho bovino do sertão central tenha sido extinto. Ou morreu pela fome ou os animais foram descartados porque seus donos não tinham como manter. O momento é crítico", diz.
Operador de trator, Everaldo Barros de Oliveira, 39, trabalhou dois anos (2015 e 2016) pela Mendes Júnior nas obras da transposição.
Recebia, com horas extras, R$ 2.500 por mês. Com a paralisação, foi dispensado e virou frentista num posto, onde ganha hoje R$ 1.200, menos da metade. "Estamos esperando que [a obra] volte, mas ninguém sabe quando."

Cursos do Tribunal de Contas no interior

  • Categoria: Notícias
  • Publicado em Quarta, 22 Março 2017 16:01
  • Acessos: 11

unnamed

A Escola de Contas do TCE vai realizar diversos cursos nas Inspetorias Regionais do TCE no segundo trimestre de 2017. A iniciativa leva em consideração uma pesquisa institucional realizada pelo Tribunal em 2016, que foi organizada pelo Departamento de Gestão de Pessoas e avaliou o grau de satisfação dos servidores com a instituição, bem como a ECPBG.

Como sugestão para a Escola, foi apontada a necessidade de mais capacitações nos municípios. A Coordenadora Geral da Escola, Andréa Magalhães destacou a importância da ação, “a partir da pesquisa, nós decidimos levar a Escola para junto do jurisdicionado, pois isso implica uma redução de custos para o gestor, que deseja capacitar seus colaboradores, já que o servidor não precisa se deslocar para o Recife a fim de participar da capacitação. A organização dos cursos está a cargo das Gerências de Ações Educacionais Corporativas (GAEC) e de Planejamento de Ações Educacionais, Desenvolvimento e Inovação (GPDI), e do Programa TCEndo Cidadania, que conta com atuação marcante nos municípios do interior".

As primeiras capacitações foram escolhidas pensando nas demandas dos  jurisdicionados. Para conferir a programação completa e realizar inscrições clique aqui. Elas podem ser feitas até a quinta-feira anterior ao início dos cursos. Dúvidas ou mais informações entre em contato pelo (81) 3181.7928 e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Programação:

Temas Relevantes de Gasto com Educação

Instrutor: Jackson de Oliveira -  Auditor das Contas Públicas do TCE-PE

Locais:

Município de Bezerros - 05/04 e 06/04,

Município de Petrolina  - 26/04 e 27/04

Município de Garanhuns - 17/05 e 18/05


Avaliação de Procedimentos de Controle Interno

Instrutor: Alan Moura, Técnico de Auditoria das Contas Públicas do TCE-PE

Locais:

Município de Bezerros -  08/05 e 09/05

Município de Garanhuns - 22/05 e 23/05


Sistemas de Controle Interno para Gestão Municipal


Instrutor:Ricardo TuríbioAlbêlo - Auditor das Contas Públicas do TCE-PE

Local: Município de Petrolina - 08/05 a 12/05
3181-7995

Temos 526 visitantes e Nenhum membro online

Contate-nos

Para anúncios, envio de notícias ou outras informações, contate-nos pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou clique >aqui<e retornaremos o mais breve possível.

Top of Page