Governo de Pernambuco divulga como será o pagamento de IPVA em 2022; confira o calendário

O governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (30), a forma e o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em 2022. Não haverá mudança de alíquotas cobradas pelo estado, em relação ao exercício de 2021.

Com essa decisão, em 2022, o valor do tributo recolhido pelo governo será o mesmo cobrado aos motoristas, em 2021.

O decreto nº 52.075, publicado no Diário Oficial do estado, também detalhou o cronograma de pagamentos, segundo o número final das placas dos veículos (veja mais abaixo).

Segundo a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), os contribuintes que optarem por pagar o IPVA em cota única, em fevereiro de 2022, terão um desconto de 7%. Esse é o mesmo valor concedido em 2021.

Há também a possibilidade de pagamento em três vezes, sendo a primeira parcela para o mês de fevereiro e a última para abril de 2022.

Cálculo

Ainda de acordo com a Sefaz-PE, há mais de uma década, Pernambuco adota a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a atualização da base de cálculo do IPVA dos veículos usados.

Assim, quem define os valores da tabela Fipe é o mercado, por meio de pesquisa de forma regionalizada.

Dessa forma, é levada em consideração a variação média dos preços de referência da base tributável do IPVA.

Para 2022, informou a Sefaz-PE, será considerada a variação dos preços de mercado dos veículos entre setembro e outubro de 2020 e setembro e outubro de 2021 da Tabela Fipe sobre veículos usados.

Para os carros, motos e caminhões novos, o IPVA será cobrado com base no valor da aquisição do veículo previsto em nota fiscal. Essa metodologia também não sofreu alteração, segundo a Sefaz-PE.

Calendário de pagamento IPVA

 

Último dia

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), nesta sexta-feira (31) encerra-se o prazo final para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2020 dos automóveis com placas finalizadas em 9 e 0. A data é a última para o pagamento.

Segundo o Detran, o CRLV, que agora é digital, fica disponível ao proprietário do veículo após a quitação das taxas de licenciamento, que inclui o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa dos bombeiros, do licenciamento e as multas vencidas, caso existam.

Sistemas

Os motoristas e pessoas que precisam de serviços realizados nos sistemas de informática do Detran-PE devem ficar atentos. A partir desta quinta-feira (30), as consultas e atendimentos pela internet estão fora do ar e a retomada está prevista apenas para o domingo (02).

Por meio de nota, o Detran de Pernambuco informou que os sistemas terão funcionamento suspensos por causa de manutenção técnica temporária para “o processo de atualização para 2022”.

Ainda de acordo com o Detran-PE, a parada é necessária para “deixar o sistema apto para realizar as rotinas relativas ao licenciamento de veículos e pagamento de impostos de 2022″.

Deixe aqui seu comentário ...

Outras postagens

Continuamos cuidando de todas as unidades escolares para receber nossos estudantes para este ano Letivo. As aulas começam no dia 21 de …

O prefeito da cidade de Parnamirim-PE, Nininho Carvalho, recebeu diretamente das mãos do presidente da Revista Total, Marcelo Mesquita, o troféu que elege …

Policiais militares do 20º BPM apreenderam três adolescentes, no final da noite deste domingo (23/01), no bairro de Penedo, em São Lourenço …

Rolar para cima