PETROLINA LIDERA RANKING DE COBERTURA DE ESGOTO E ÁGUA NO ESTADO

O Instituto Cidades Sustentáveis divulgou, nesta terça (23), ao índice com a avaliação dos municípios brasileiros em políticas de desenvolvimento sustentável. No ranking, Petrolina obteve o melhor desempenho de Pernambuco e a 9ª colocação no Nordeste. A avaliação levantou dados de 770 municípios do Brasil e segue critérios da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para elaborar o índice, o Instituto considerou 80 indicadores e 17 metas de desenvolvimento sustentável. Entre elas estão Água Limpa e Saneamento. O conjunto de compromissos faz parte da Agenda 2030, um pacto assinado por países-membros das Nações Unidas para enfrentamento dos principais problemas globais.

Neste índice de Água Limpa e Saneamento, que tem o objetivo de garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos, Petrolina atingiu 100% da população com serviço de água. Já em relação ao esgotamento sanitário, o levantamento mostrou que o município tem 83,6% de cobertura de esgoto. O estudo também apontou que 85% do esgoto de Petrolina é tratado antes de chegar aos rios, córregos e mares.

De acordo com a presidente da Compesa, Manuela Marinho, os resultados são reflexo do compromisso do Governo do Estado, através da Compesa, em universalizar o acesso à água e ao esgotamento sanitário em todo o estado, por meio de grandes investimentos e obras que estão transformando a vida das pessoas. “Nos últimos dez anos, foram investidos, apenas em Petrolina, mais de R$ 200 milhões em obras e projetos, o que contribui para avançar na melhoria e ampliação dos serviços que prestamos. Petrolina continua se destacando, neste e em outros índices de desenvolvimento, o que comprova nossos acertos e que estamos no caminho certo. Continuaremos avançando para promover no município um dos maiores programas de saneamento do Brasil”, afirmou

Deixe aqui seu comentário ...

Outras postagens

Se encerrou no último dia 20, o prazo para as inscrições do Projeto Toritama, que tinha como desígnio gerar um banco de …

Há 3 meses membros da União dos Estudantes Secundaristas – UESP estão realizando a campanha Incluir para Democratizar. Que através de um …

Uma família viveu momentos de terror após um bebê de um mês de vida engasgar e ficar sem respiração por alguns minutos. …

Rolar para cima